terça-feira, 4 de outubro de 2011

FESTEJO DE SÃO FRANCISCO NA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - PARNAIBA

 9ª NOITE DA FESTIVIDADE 
EM HONRA A SÃO FRANCISCO PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO PARNAÍBA-PI
Aconteceu nesta segunda-feira, 03 de outubro de 2011 a novena e a Santa missa da 9ª noite em Honra ao "Pai Seráfico São Francisco" na matriz de São sebastião.

A oração da noite foi "Por todos os que sofrem exploração e violência sexual.."







Procissão de Entrada
Os convidados da noite foram: 
Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (Buriti dos Lopes) 
e suas comunidades. 

A Missa da noite foi presidida pelo pároco FREI CHAGAS


(Matriz de São Sebastião)

Equipe de liturgia
OFS 
(Ordem Franciscana Secular)
A animação na celebração da noite foi realizado pelo próprio
FREI CHAGAS e GRUPO

RITO DA COMUNHÃO





 A dupla Gilmar e Francileuda agradeceu a todos que participaram das nove noites de novena a São francisco, aos patrocinadores, apoios e divulgadores do festejo do Pai Seráfico.  No final reforçaram o convite para a celebração da benção dos animais às 6hs da manhã,  a Missa solene da festa às 8hs da Manhã e a procissão as 16:30hs, peregrinando pela Av. São sebastião, rua Tabajara, Itaúna e Princesa Isabel seguindo para a matriz de São sebastião para a celebração da Santa Missa de encerramento da festa. 

Nesta última noite de novenário o grupo SHEKINAH DANCE realizou a coreografia em resposta a ação de graça que é o tema do festejo "São Francisco e Santa Clara Defendendo a Vida do planeta", onde os 4 elementos da natureza estavam presentes.

 
VENTO, FOGO, ÁGUA E TERRA, deixaram os devotos concentrados em cada passo desenvolvido pelo grupo.
 
A apresentação chamou a atenção dos presentes pra fazerem uma reflexão sobre a real situação que vive o nosso planeta. 
 
O próprio tema central invoca o chamado a todos para a preservação das nossas faunas, flora, água e a terra, onde a cada dia que se passa aumenta o descaso com as florestas ocasionando o desmatamento, a seca, a redução da água potável no mundo e só depende de cada um de nós reverter este caos que aos poucos tem crescido rapidamente as margem da sociedade.

VEJA O VIDEO



SÍMBOLO DA NOITE.
  O TAU
O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.
Na bíblia o profeta Ezequiel ouviu Deus:
Na Bíblia o "Tau" foi utilizado pelo profeta Ezequiel: "E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade". (Ez 9-3,4)
O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem.
O Tau, é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano.
Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente neste reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores.
Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam.
No Tau de São Francisco há três nós representando seus votos perante a Deus: Pobreza, Obediência e Castidade.
 



O grupo GRUPO SHEKINAH DANCE

(Paróquia São Sebastião) 
apresentou o símbolo da noite para a benção final.


VEJA O VIDEO


 

Nesta noite também registramos o aniversário da  nossa irmã, amiga e coordenadora da comunidade Cristo Rei (S. Sebastião) MARIA JOSÉ.
A Família PARNAIBA CATÓLICA deseja a você MAZÉ, muitas felicidade
que sua vida seja repleta da luz do espirito santo e das bençãos de Deus Pai e Deus Filho com a proteção de Nossa Senhora. 
Parabéns.




    
  


Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "FESTEJO DE SÃO FRANCISCO NA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO - PARNAIBA"