sábado, 11 de agosto de 2012

MISSA DE INVESTIDURA DOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO - PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

 Nesta sexta-feira, (10/08) foi celebrada a solenidade de investidura de 25 novos ministros extraordinário da Santa eucaristia, na Matriz de São Sebastião

A santa missa solene de apresentação e investidura foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Alfredo Shaffler e concelebrada pelo pároco, Frei Chagas.
 Após a homilia Dom alfredo deu inicio à cerimônia de investidura dos novos ministros.
 Instituição de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística é regida pelas normas da Santa Sé contidas na instrução “Immensae Caritatis” de 29 de janeiro de 1973.
Somente o Bispo ou o sacerdote por ele delegado pode conceder o mandato ao Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística.
 Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão trata-se de um serviço litúrgico que responde às necessidades objetivas dos fiéis. É destinado sobretudo aos enfermos e às assembléias litúrgicas nas quais são particularmente numerosos os fiéis que desejam receber a sagrada comunhão.
     A disciplina canônica estabelece que ministros Ordinários da sagrada comunhão são o Bispo, o presbítero e o diácono, enquanto que o Ministro Extraordinário é o acólito instituído ou o fiel instituído para tal conforme a norma do cânon 230, § 3.

     Um fiel não-ordenado, se o sugerirem motivos de real necessidade, pode ser instituído pelo Bispo diocesano, com o apropriado rito litúrgico de bênção, na qualidade de ministro extraordinário, para distribuir a Sagrada comunhão também fora da celebração eucarística, ad actum vel ad tempus, ou de maneira estável. Em casos excepcionais e imprevistos, a autorização pode ser concedida ad actum pelo sacerdote que preside a celebração eucarística.


É dada aos Ministros ORDINÁRIOS do lugares (os sacerdotes) a faculdade de permitirem que pessoas idôneas, individualmente escolhidas, possam, na qualidade de Ministros Extraordinários, em circunstâncias singulares (ad actum), por um período de tempo determinado, ou ainda de modo permanente, onde for necessário, alimentar-se por si próprias com o Pão Eucarístico, distribuí-lo aos demais fiéis e levá-lo aos doentes impedidos de sair de casa, quando falte o sacerdote, o diácono ou o acólito, para o fazer; ou quando os mesmos (sacerdote, diácono ou acólito) se achem impedidos de distribuir a Sagrada Comunhão, por motivo de outras ocupações do ministério pastoral, por doença ou por causa de idade avançada; ou quando o número dos fiéis, que desejam receber a Sagrada Comunhão, seja tão elevado que isso obrigaria a prolongar excessivamente o tempo de celebração da Missa.
O ministro extraordinário da Comunhão poderá, com aprovação do Bispo e faltando o sacerdote ou diácono, expor o Santíssimo Sacramento para adoração breve ou prolongada, devendo essa exposição ser feita em ostensório ou âmbula. Em tais exposições evite-se todo aparato exagerado, para que não seja obscurecido o desejo do próprio Cristo Senhor, que instituiu a Eucaristia para ser alimento, remédio e consolo.
     Se a exposição for feita em ostensório, acendem-se 4 ou 6 velas, isto é, tantas quantas na Missa, e usa-se o incenso; se a exposição foi feita na âmbula, serão acesas semente 2 velas e pode ser usado o incenso.
     Não se pode expor o Santíssimo Sacramento somente com a finalidade de dar a bênção, mas sim para que se lhe preste culto de adoração, sendo a bênção final seu complemente e realizada (a bênção) apenas pelo sacerdote ou diácono.
     A adoração deverá sempre ser acompanhada de leituras, cânticos e breves exortações, intercaladas de momentos de um oportuno silêncio.
     Não é permitido ao ministro extraordinário dar a bênção com o Santíssimo Sacramento.
 Rito da Comunhão

 Coral São Sebastião
responsável pelos Cânticos Liturgicos
Após a celebração todos os ministros se dirigiram para o Salão Santo Antônio onde aconteceu a confraternização dos novos ministros, que agora em diante estarão a serviço da igreja sempre que necessário.

Realização 
Paróquia São Sebastião
Diocese de Parnaiba


 Fotos: João Marcelo




Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "MISSA DE INVESTIDURA DOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO - PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO"