quarta-feira, 27 de março de 2013

PROFISSÃO DO FOGARÉU 2013 - QUARTA-FEIRA SANTA 27 DE MARÇO

 
O Grupo Perseverantes do Espírito Santo (PES), da Paróquia de São Sebastião e a Associação Sociocultural Amigos Perseverantes (ASCAP), realizarão na Quarta-feira, dia 27, a tradicional Procissão do Fogaréu, em Parnaíba. A procissão chega ao seu terceiro ano e acontecerá após a celebração eucaristica das 17:30h na Matriz de São Sebastião.

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente, na quarta-feira santa.



A procissão encena a prisão de Jesus Cristo, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores pelas ruas próximas à igreja. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de São Sebastião. Em seguida, acontecerá a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces.

A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

Compartilhar #

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comentarios "PROFISSÃO DO FOGARÉU 2013 - QUARTA-FEIRA SANTA 27 DE MARÇO"